Imprensa

inPROJECTA dá palco ao novo design de interiores e a negócios sem fronteiras na EXPONOR

“Prémio inPROJECTA Creative Call” distingue abordagens estéticas inovadoras na 2.ª edição do novo conceito de feira da EXPONOR direcionado para a arquitetura de interiores. O impacto da IA no setor será um dos temas em carteira. Empresários de quatro ecossistemas regionais de inovação – de Itália, Espanha e de Portugal – reforçam networking e renovam negócios no domínio de casas inteligentes e ambientes inclusivos

Responsável por um volume de exportações que em 2025 deverá voltar a superar os dois mil milhões de euros (marca ultrapassada pela primeira vez há dois anos), o setor de mobiliário português, um dos pilares da balança comercial nacional, voltará a estar em destaque em fevereiro próximo (de 26 a 28), por ocasião da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design, o mais recente conceito de feira da EXPONOR direcionado para o setor de design de interiores e decoração. A 2.ª edição corre debaixo do tema “From Concept to Emotion”, ou seja, foca o olhar na experiência emocional.

Num momento de estabilidade setorial, e em que é tendência notória na indústria a sustentabilidade ambiental e o uso crescente de materiais recicláveis, o certame organizado pela Feira Internacional do Porto dá precisamente um renovado realce a fabricantes e representantes de marcas da fileira casa que apostem em produtos com autenticidade e soluções personalizáveis com evidentes fatores de inovação. Pontos cardeais que orientam igualmente uma das iniciativas de relevo desta nova Meca de arquitetos, designers, decoradores e traders: o “Prémio inPROJECTA Creative Call”.

A iniciativa recebe projetos de profissionais das áreas de design, arquitetura, artesanato e estudantes que incorporem ADN de identidade portuguesa, com exclusividade e originalidade, e com um notório impacto cultural e social.

Dos 10 projetos finais – os que estarão em exposição na inPROJECTA 2026 -, o júri selecionará um vencedor, um segundo lugar e/ou até um máximo de três menções honrosas, estas de natureza não pecuniária.

Outra das manifestações complementares do certame é o inPROJECTA Pop-up, que o faz sair das instalações da EXPONOR para o centro do Porto, desta feita para a loja “Vida Portuguesa”, que, sob curadoria do designer André Teoman, receberá uma amostra de peças de uma seleção de empresas expositoras.

O dinamismo da componente expositiva da inPROJECTA encontra reflexo também no ciclo de conferências que partilha e semeia conhecimento, junto de expositores e visitantes profissionais, no auditório instalado em plena mostra. Desta feita, uma das palestras já em agenda incide sobre o impacto da inteligência artificial no setor. “Como utilizar a IA no setor do mobiliário para aumentar as vendas online” é a proposta de trabalho do consultor Roberto Cortez para a jornada.

Outra das sessões, que se antevê profícua, é o seminário internacional da rede FITT-NESS (Fostering Innovation and the Twin Transition for iNclusive EnvironmentS and Smart Homes), um projeto europeu que une empresários de quatro ecossistemas regionais de inovação no setor de mobiliário – Lombardia e Sicília (Itália), Múrcia (Espanha) e Norte de Portugal -, centrado na promoção de casas inteligentes (digitalizadas e mais ecológicas) e ambientes inclusivos (ambientes amigos do idoso). Uma atividade dinamizada pela APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, que ocorrerá desta vez em Portugal, uma vez mais com o intuito de reforçar as parcerias inter-regionais e abrir novas oportunidades de negócio entre empresários.

Na edição de estreia da feira, recorde-se, foram quase quatro mil os profissionais – entre arquitetos, designers de interiores, decoradores, especialistas da área hoteleira e armazenistas – que estiveram de visita à feira, que congregou as novidades de cerca de 60 empresas. Números que a EXPONOR espera reforçar na 2.ª edição, sobretudo nos indicadores mais qualitativos da exposição (com as últimas coleções em mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, interiores e ambientes, tecidos de decoração, cerâmica, cutelarias, têxteis-lar, cama, mesa e banho, exterior e jardim, escritório e wellness). A qual possui também um forte eixo orientado para o setor hoteleiro e gabinetes de design que desenvolvem trabalho para o segmento.

 

Síntese:

inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design

Data: de 26 a 28 de fevereiro de 2026

Horário: das 10h00 às 19h00

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Perfil do expositor: fabricantes e representantes de marcas da fileira casa

Em exposição: mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, interiores e ambientes, tecidos de decoração, cerâmica, cutelarias, têxteis-lar, cama, mesa e banho, exterior e jardim, escritório e wellness

Perfil do visitante: arquitetos, designers, decoradores e traders

Conceito: novo evento direcionado para profissionais, focado em apresentar soluções de mobiliário, hotel e design de interiores

Bilhetes: gratuitos para profissionais do setor se adquiridos online até 25 de fevereiro; durante os dias da feira, têm um custo de 7€ se reservados online e de 15€ se comprados no check-in da inProjecta. O pagamento deve ser feito exclusivamente por Multibanco (Visa/Mastercard) ou por via digital, por MBWAY. O check-in não aceita pagamentos em dinheiro.

Website: https://inprojecta.exponor.pt/

Também Poderá Gostar