Imprensa

inProjecta regressa à EXPONOR com um novo “norte”: a experiência emocional

“From Concept to Emotion” é o tema da 2.ª edição do evento profissional que a Feira Internacional do Porto dedica ao mobiliário, decoração, hotel e design de interiores. Espaço Criadores, inProjecta Talks e Prémio inProjecta Creative Call transformam acontecimento num palco de criatividade, conhecimento e inovação direcionados para a fileira casa

Depois de uma estreia dedicada ao conceito criativo – “From Concept do Creation” -, a 2.ª edição da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design regressará em 2026 à EXPONOR, de 26 a 28 de fevereiro, maior e com um lema renovado: “From Concept to Emotion”. Para potenciar a experiência emocional que os espaços, materializados após a fase de projeto, incutem nos utilizadores.

“Através da forma, dos elementos visuais, sensoriais e narrativos, as propostas apresentadas nesta edição vão envolver e inspirar a comunidade profissional de arquitetura e design de interiores, transformando cada detalhe em emoção e cada espaço numa experiência memorável”, garante a Feira Internacional do Porto.

A organização conta uma vez mais com a curadoria do designer André Teoman, que contribuirá para a análise dos projetos dos expositores, mas também participando na elaboração do programa de iniciativas e conectando as empresas expositoras com os visitantes profissionais. Compostos sobretudo por arquitetos e designers de interiores, decoradores, profissionais do setor hoteleiro e traders, os quais justificam a seleção cuidada de empresas e projetos presentes, para “assegurar uma oferta de elevado valor acrescentado”, como explica o diretor-geral da EXPONOR, Diogo Barbosa.

“Como se percebeu na edição de arranque da inProjecta, a fileira casa portuguesa tem nos últimos anos sabido inovar e criar tendências marcantes no domínio do design de interiores, mobiliário e hotelaria. Circunstâncias que não são alheias a processos produtivos que têm conseguido não só incorporar as indústrias criativas como também preocupações crescentes de elementos como a marca, o design, a sustentabilidade e a experiência do consumidor. Fundamentos que, por sua vez, têm robustecido tanto a arte do saber-fazer português, como a qualidade e a flexibilidade produtivas, bem como a capacidade de personalização”, explana Diogo Barbosa.

Em 2025, recorde-se, a inProjecta recebeu um total de 3.892 profissionais, incluindo visitantes internacionais provenientes de países como Alemanha, Andorra, Bélgica, Brasil, Chéquia, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suíça.

O desenho da nova edição pretende reforçar o evento como uma montra essencial para descobrir produtos exclusivos, propostas inovadoras e soluções personalizáveis, dando expressão às novidades de fabricantes, marcas e representantes em áreas como o mobiliário, os estofos, a iluminação, a colchoaria, os tecidos de decoração e revestimentos, os interiores e ambientes, mas também os segmentos de cama, mesa e banho (cerâmica, cutelarias, têxtil-lar e acessórios), e, ainda, escritório, exteriores, e wellness.

A organização acredita numa edição mais robusta com um número crescente de empresas participantes e uma oferta mais diversificada. “Estamos a trabalhar para que o crescimento seja gradual, mas sustentado, sempre alinhado com as expectativas dos profissionais do setor”, explica Amélia Estêvão, responsável de marketing na EXPONOR.

Para partilhar e ampliar as novas abordagens que estão na calha, a equipa de trabalho da EXPONOR contará com o inProjecta Pop-up, uma iniciativa exclusiva que leva diretamente ao coração do Porto a criatividade, a identidade e o talento das marcas e dos criadores da feira. Trata-se de um projeto especial, sob a curadoria do designer André Teoman, que transforma espaços da cidade do Porto em montras de design, criando momentos de proximidade entre as marcas e o público.

O Espaço Criadores é outra das valências da mostra, onde se dá destaque à nova geração, principalmente àquelas propostas que casam materiais e técnicas ancestrais a desenhos contemporâneos, na criação de linguagens estéticas distintivas, com grande incorporação de valor.

E para destacar criativos emergentes (inclusive estudantes) e projetos inovadores (que podem ser protótipos funcionais em tamanho real) nas áreas do design, da arquitetura de interiores e do artesanato, o evento conta com o Prémio inProjecta Creative Call. Na edição 1, o galardão foi atribuído a um conceito de tapeçaria modular (Konjunto) – da autoria do casal britânico David Barnes e Esther Harris – que reutiliza restos da indústria portuguesa do calçado.

As inProjecta Talks, por sua vez, assumir-se-ão novamente como o polo de partilha de conhecimento, e assumirão a forma de palestras e workshops, com especialistas do setor. Que serão dados a conhecer em breve.

Síntese:

inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design

Data: de 26 a 28 de fevereiro de 2026

Horário: das 10h00 às 19h00

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Perfil do expositor: fabricantes e representantes de marcas da fileira casa

Em exposição: mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, interiores e ambientes, tecidos de decoração, cerâmica, cutelarias, têxteis-lar, cama, mesa e banho, exterior e jardim, escritório e wellness

Perfil do visitante: arquitetos, designers, decoradores e traders

Conceito: novo evento direcionado para profissionais, focado em apresentar soluções de mobiliário, hotel e design de interiores

Bilhetes: gratuitos para profissionais do setor se adquiridos online até 25 de fevereiro; durante os dias da feira, têm um custo de 7€ se reservados online e de 15€ se comprados no check-in da inProjecta. O pagamento deve ser feito exclusivamente por Multibanco (Visa/Mastercard) ou por via digital, por MBWAY. O check-in não aceita pagamentos em dinheiro.

Website: https://inprojecta.exponor.pt/

 

Também Poderá Gostar