Feira de Formação Contínua estreará em novembro. Segunda metade do ano será ocupada por um trio de certames dedicados a diferentes segmentos da fileira casa, depois de um primeiro semestre (que permitiu receber quase 900 empresas expositoras e 105 mil visitantes) marcado por três exposições industriais
Após a estreia, em março último, do Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva, que atraiu a visita de inúmeros altos quadros de empresas, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto fará no segundo semestre do calendário de eventos uma nova aposta no setor da educação, desta feita com a criação de um certame que refletirá a importância crescente da formação contínua, o UpSkill. Decorrerá de 14 a 15 de novembro e vem completar a oferta da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, cuja última edição voltou a registar um assinalável sucesso de participação (160 expositores e mais de 42 mil visitantes), inclusive mediático, tendo merecido a atenção de três das principais estações de televisão do País.
A UpSkill – Feira de Formação Contínua pretende espelhar a melhor oferta nacional no segmento da aprendizagem ao longo da vida, de atualização de competências ou de evolução profissional. E, além da componente expositiva e do intenso networking, comportará uma zona de aconselhamento, alguns workshops e experiências, as UpSkill Talks (onde acontecerão conversas curtas, práticas e provocadoras sobre os temas que moldam o futuro da formação e do trabalho) e um UpSkill LAB – um “espaço imersivo onde os cursos ganharão vida”, como concretiza Diogo Barbosa, diretor-geral da EXPONOR.
Nos primeiros seis meses de 2025, as sete exposições organizadas pela Feira Internacional do Porto receberam as novidades de quase 900 empresas expositoras (de diferentes setores) e acolheram cerca de 105 mil visitantes. Momentos aos quais os órgãos de comunicação social nacionais dedicaram mais de meio milhar de notícias, aproximadamente, pela importância que tais acontecimentos têm nos setores económicos de atuação.
E depois de um semestre tematicamente industrial, marcado pelas novas edições da Maquitex, Maquishoes e, sobretudo, da EMAF (a cimeira maior da indústria portuguesa) – mas a que não faltaram as estreias da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design e da Gift Paper – Feira Internacional de Papelaria e Gift -, a EXPONOR tem a segunda metade do ano ocupada por um trio de certames centrados em diferentes segmentos da fileira casa: Ceranor – Casa, Decoração e Brinde (de 18 a 20 de setembro), Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living (de 25 a 27 de setembro, em Lisboa) e +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores (de 6 a 7 de novembro), esta última agendada uma vez mais (é a 2.ª edição) para decorrer no icónico edifício da Alfândega do Porto.
Mas não só, pois que o calendário de eventos da unidade da AEP – Associação Empresarial de Portugal especializada na organização de feiras contempla ainda a histórica Portojóia – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria (de 25 a 28 de setembro), a principal mostra profissional nacional do setor, que avançará para a 34.ª edição, o Autoclássico – XXII Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos (de 3 a 5 de outubro, em co-organização com a Eventos del Motor), e, também, mais um capítulo da In Beauty – Feira Internacional de Estética, Cosmética, Unhas, Cabelo e Maquilhagem (de 25 a 27 de outubro), que ocupará o Pavilhão Carlos Lopes.