Imprensa

+Concreta com pesos-pesados da arquitetura e construção portuguesas

Alfândega do Porto receberá, de 6 a 7 de novembro, o evento premium que a EXPONOR dedica às tendências de arquitetura e design de interiores

Começou já – para arquitetos, engenheiros e designers de interiores, mas também projetistas e técnicos de áreas conexas, consultores e empresários – a contagem decrescente para a abertura da 2.ª edição da +CONCRETA – Tendências para Arquitetura e Interiores, que ocupará de 6 a 7 de novembro o emblemático edifício da Alfândega do Porto. E que, sob curadoria do arquiteto Diogo Aguiar, encontrar-se-á repleto de fabricantes e players de referência nacional nos segmentos de revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho.

São 45 as empresas e entidades expositoras inscritas até à data, e do lote da criteriosa seleção incutida pela organização do evento, a cargo da EXPONOR – Feira Internacional do Porto, faz parte o grupo português (Bysteel) que está a fornecer toda a estrutura metálica da nova sede global do maior produtor mundial de aço (ainda em fase de finalização, no Luxemburgo), num projeto de grande escala e complexidade estrutural.

Mas também a empresa (Azulima) que, reconhecida pela qualidade dos azulejos e mosaicos hidráulicos que fabrica, deu forma, no Porto, à maior obra em espaço público da famosa artista contemporânea portuguesa Joana Vasconcelos. E ainda a companhia (Carmo Wood) que, para ajudar a contrariar a crise na habitação, lançou recentemente três linhas de moradias modulares sustentáveis em madeira, que permitem uma maior rapidez de execução e um controlo orçamental assinalável.

Isto sem esquecer de referir a presença do líder de mercado em Portugal na produção de material elétrico (a Efapel, com um volume de negócios superior a 60 milhões de euros), que exporta desde a Lousã 30% da sua produção para mais de 50 destinos de todo o mundo. E, igualmente, uma das marcas lusas mais conhecidas na produção e acabamento de produtos de metal (como puxadores, dobradiças, fechaduras e outros acessórios de habitação), a Tupai, que também produz soluções técnicas personalizadas para inúmeras empresas e está em fase de modernização tecnológica, aumento da capacidade produtiva e fomento de investigação e desenvolvimento (I&D), através da implementação de células robotizadas e softwares avançados de gestão.

O evento cruza, assim, modernidade e tradição com inovação e sustentabilidade, e é uma montra onde têm espaço quer empresas centenárias repletas de know-how quer marcas de notoriedade mais recente e orientadas para nichos de mercado com grande valor acrescentado, inclusive com o conceito de circularidade ambiental à cabeça.

É o caso, por exemplo, da JGS Torneiras, a dois meses de chegar ao ano que lhe permitirá fazer 100 em atividade. E na linha da frente do segmento de torneiras sanitárias, em que se especializou nos últimos 30 anos. E ainda da aguedense RCN – Minimalist Windows, especialista em sistemas de alumínio para carpintaria minimalista e soluções arquitetónicas que combinam transparência e controlo técnico.

Alinhada com o mote da feira “Menos carbono, mais inovação, mais futuro”, a EXPONOR voltou a apostar em stands chave-na-mão padronizados, construídos com segmentos de andaimes – reutilizados e reutilizáveis – e em corredores sem alcatifa. Esta abordagem contribui significativamente para a redução do índice de resíduos produzidos pelo evento.

A mesma lógica sustentável motivou também a adesão de vários gabinetes de arquitetura à mensagem de fundo da +Concreta, como AR2A – Atelier de Arquitetos, Experimental, Circunflexo, Clanet & Brito e Atelier da Costa.

E porque a arquitetura é o grande foco da +Concreta, a organização garantiu já, nos ciclos de conferências que decorrerão simultaneamente à componente expositiva da feira, um reputado nome da nova arquitetura francesa: o gabinete GENS, premiado internacionalmente.

Síntese:

+CONCRETA – Tendências para Arquitetura e Interiores

Data: de 6 a 7 de novembro de 2025

Horário: das 11h00 às 20h00

Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Local: Alfândega do Porto

O que se expõe: revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho

Quem visita: arquitetos e designers, empresários, gestores e profissionais da construção, engenheiros, projetistas/técnicos, consultores/traders, instaladores e outros profissionais das áreas em exposição

Website: https://maisconcreta.exponor.pt

Também Poderá Gostar