Imprensa

Setor de papelaria e “gift” arranca na Exponor em feira com mais expositores, compradores e inovação

Organização da 2.ª edição da Feira Internacional de Papelaria e Gift, na EXPONOR de 26 a 28 próximos, revela crescimento em vários indicadores. Número total de expositores cresceu quase 30% e as empresas internacionais inscritas avançou 140%. Espaço Tendências é uma das novidades do certame

Depois de uma estreia auspiciosa, em 2025, a Gift Paper, a feira especializada que a EXPONOR e a APPG – Associação de Profissionais de Papelaria e Gift desenharam para ser a maior montra do mercado português de papelaria, produtos escolares e brindes, está de regresso, de 26 a 28 próximos. Isto num momento em que o setor, que faz parte de uma fileira exportadora e responsável por um volume de negócios considerável, está a atravessar uma conjuntura difícil, mas positiva, com crescimentos evidentes em vários segmentos.

E a 2.ª edição da Feira Internacional de Papelaria e Gift reproduzirá essa progressão, em vários indicadores. Um deles é o acréscimo de 28,6% no total de empresas inscritas (são 45 os expositores com espaço reservado), sendo que a componente internacional subiu 140% (são 12 as delegações comerciais internacionais com stand, 26,7% da massa expositiva global). Dado que também espelha um acréscimo do peso da participação estrangeira em 12,4%, relativamente à anterior edição.

“O certame foi delineado pela APPG e pela EXPONOR para dar à papelaria e ao gift portugueses um palco à altura do seu potencial. Objetivo que tem contado com o apoio do tecido empresarial. Nesta edição puxámos, todos, ainda melhor para o mesmo lado, no que resultará num evento significativamente maior e melhor”, sublinha Diogo Barbosa, diretor-geral da Feira Internacional do Porto.

Desenhada para ser o “’ponto zero’ anual do setor em Portugal, onde quem decide compras e quem apresenta produto se encontra cara a cara”, a 2.ª edição da Feira Internacional de Papelaria e Gift trará, segundo João Oliveira, vice-presidente da APPG, mais compradores qualificados, assim como marcas que investem em inovação e no futuro do setor.

Em exposição no certame estarão produtos de papelaria, artigos de escrita, acessórios de escritório criativos, produtos de design e uma seleção exclusiva de presentes inovadores e premium. E a mostra chama a si os fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas do mercado, com a participação de várias empresas internacionais e fabricantes.

Para a APPG, a Gift Paper 2026 refletirá um “salto em profundidade e em qualidade”. “Vamos ter um layout mais trabalhado por segmentos, mais produtos e tendências e, também, um esforço maior de convocatória junto de redes de papelarias, centrais de compra e grandes operadores de retalho”, salienta João Oliveira.

Numa rápida abertura de cortina sobre o que os profissionais poderão ver na edição da Gift Paper 2026, João Oliveira, fala de uma “forte aposta” empresarial em três linhas: “sustentabilidade real, produtos pensados para uma melhor organização e bem‑estar e, ainda, coleções escolares com design mais cuidado e licensing de grande notoriedade”. Já no segmento gift sobressairão propostas de presentes com personalização, pequenos objetos de decoração “prontos a oferecer”, jogos e brinquedos criativos e soluções pensadas para épocas-chave como Dia dos Namorados, o Dia da Criança, o regresso às aulas e o Natal.

Tendências marcantes? Na papelaria, “a palavra-chave é valor”: produtos que ajudam a “estudar melhor, trabalhar melhor e organizar melhor a vida, somados a uma exigência crescente em termos de sustentabilidade de papel, tintas e embalagens”. No gift, a APPG nota que o consumidor “está disposto a gastar um pouco mais quando o presente é diferenciador”, seja pelo design, pela origem, ou pela experiência que proporciona, “com o digital a ter um papel cada vez maior no processo de descoberta e compra”.

Uma das novidades da Gift Paper 2026 é o Espaço Tendências, com curadoria de Carlos Alves, área que apresentará uma seleção criteriosa que identifica os movimentos estéticos, comportamentais e produtivos que estão a moldar o setor da papelaria, gift e branding. Concebido como uma ferramenta estratégica para marcas, compradores e profissionais, este espaço oferece uma leitura antecipada das preferências de consumo e das direções que irão orientar as próximas coleções, reforçando o posicionamento da feira como plataforma de referência para inovação e orientação do mercado.

Síntese:

Gift Paper 2026 – 2.ª Feira Internacional de Papelaria e Gift

DATA: 26 a 28 de fevereiro de 2026 | ⏰ 10h00–19h00

LOCAL: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

ORGANIZAÇÃO: Exponor e APPG

Website: https://www.giftpaper.pt/

  • Evento dedicado à papelaria criativa e de alta qualidade, produtos de gift, materiais e acessórios de escrita, soluções de embalagem, decoração e lifestyle.
  • Dirige-se a fabricantes, importadores e distribuidores do setor e a lojistas interessados em conhecer as principais tendências globais em papelaria e gift.

Também Poderá Gostar