Propostas inspiracionais de ambientes
Joana Marcelino assina os espaços de check-in e lounge da Homeing, na sua 10ª edição, onde assume também a curadoria sob o conceito Quiet Luxury. O projeto, desenvolvido em plena harmonia com o Pavilhão Carlos Lopes, evoca a elegância serena de um pátio de hotel – um lugar de pausa, contemplação e acolhimento.
“A expressão da matéria” by Sofia Águas, FBAUL
Na exposição Expressão da Matéria, as jarras da coleção Raw Resonance transformam-se em objetos de presença escultórica e rigor projetual. Cada peça é inteiramente moldada à mão, sem recurso a moldes, permitindo que forma, proporção e materialidade se revelem de forma única. A série explora o diálogo entre luz, espaço e matéria, equilibrando rigor formal e expressividade tátil. O design destas jarras valoriza a pureza das linhas, a clareza das formas e a relação íntima entre objeto e utilizador, refletindo uma abordagem contemporânea à cerâmica como objeto de contemplação e uso.
Mónica Seabra-Mendes, Maura Marvão, Ana Rita Soares, Amândio Pereira
Moderação: Sandra Nobre, jornalista e storyteller, fundadora da editora ShortStories
Org. Ana Rita Soares Interior Design com o Apoio e Promoção ArchiNews
Neste debate será explorada a fascinante interseção entre o luxo, a arte, o design e craftsmanship, refletindo sobre como atualmente estas disciplinas se completam para criar ambientes únicos que resultam em experiências verdadeiramente ímpares.
A proposta é analisar o olhar do cliente de luxo, que valoriza não apenas o produto final, mas também o saber, a autenticidade e a excelência por trás de cada criação concebida por designers, artistas plásticos e artesãos portugueses.
Este é um tema atual e inspirador, especialmente relevante para profissionais de arquitetura e design de interiores, que procuram integrar excelência, cultura e criatividade nos seus projetos. A palestra convida à reflexão sobre como o luxo contemporâneo se constrói a partir da colaboração entre diferentes áreas criativas, elevando o valor cultural e emocional dos espaços e objetos.
O design de interiores na hotelaria de luxo vai muito além da estética, é uma ferramenta estratégica para criar experiências memoráveis, reforçar a identidade da marca e conquistar a preferência dos hóspedes.
Através de casos inspiradores apresentados por Pilar Paiva de Sousa, Paulo Lobo e Luís Rebelo de Andrade, serão explorados elementos como arquitetura, iluminação, materiais nobres e personalização que contribuem para a criação de ambientes sofisticados, acolhedores e únicos.
Sofia Águas, João Rocha, João Costa, Isabel Dâmaso
Org. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Apresentação de perspetivas da investigação em design realizada no Departamento de Design de Equipamento da FBAUL.
Joana Marcelino, Artur Correia
Mais do que um lugar para dormir, o hotel é um espaço onde o conforto da casa encontra a elegância da hospitalidade, onde os detalhes da essência do lar são uma extensão do cuidado que se encontra em casa, criando experiências únicas. Também a casa pode ser uma continuidade do ambiente de hotel, um verdadeiro refúgio pensado para despertar sensações de acolhimento.
Bárbara Bação
Consultora de Criadores de Conteúdo e Pequenos Negócios, esta especialista em marketing digital irá indicar um conjunto de aspetos a ter em conta para potenciar os negócios através das redes sociais, privilegiando uma forma criativa e estratégica para que a comunicação esteja alinhada com a estratégia do negócio.
Mike Mould, Sarah Scott
Esta sessão será em torno de uma especialidade, «Design para quartos de hóspedes», procurando explorar a exigência na evolução dos quartos de hóspedes modernos e como uma iluminação de cabeceira bem pensada pode elevar o conforto, a usabilidade e a coesão do design, tanto em espaços de hospitalidade como residenciais. Serão abordados de uma forma pragmática princípios de design e produtos com apoio a estudos de caso.
Patrícia Catalão, Vera Quintas, Miguel Novais
Reflexão sobre o Quiet Luxury como tendência que valoriza experiências e estilo de vida: ambientes personalizados, sustentados por histórias e identidade, concebidos com materiais naturais, detalhes de exceção e a integração de arte e de peças desenvolvidas por designers e artesãos. Uma abordagem sobre como transformar projetos em marcas de valor cultural e emocional.
De 25 a 27 de setembro, descubra a Homeing – o evento de referência para profissionais de arquitetura, design de interiores e decoração. No Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa.
2025 © todos os direitos reservados
Joana Marcelino é arquiteta, fundadora e diretora criativa do Joana Marcelino Studio, atelier multidisciplinar onde arquitetura, design, arte e lifestyle se cruzam de forma sensível e estratégica. Reconhecida pela sua abordagem integrada — do licenciamento à decoração final — desenvolve conceitos e projetos em Portugal e França e India.
O seu trabalho destaca-se pela sofisticação intemporal, uso de materiais nobres, paletas subtis e um profundo entendimento da psicologia do espaço. Joana é hoje um dos rostos mais relevantes da nova geração de criadores portugueses, com uma visão transversal, elegante e global.
O seu portefólio inclui colaborações nacionais e internacionais nas áreas da arquitetura, interiores, cenografia, design de produto e direção criativa, com marcas como Vista Alegre, Wewood, Pedrantiqua, Pavigrés, Lovetiles, Maison Margiela, Banaras Bhang e Per Use.
Defensora de uma prática sensível, sustentável e ligada ao saber-fazer artesanal português, fundou o projeto Flores e Cerâmica e é docente convidada na Universidade Lusíada. É presença ativa na imprensa e colaboradora regular em conferências, publicações e curadorias que promovem a excelência do design português no mundo.
Designer de produto e investigadora, com prática centrada na cerâmica manual contemporânea. A sua abordagem explora a interseção entre forma, luz e textura, com ênfase na expressão intrínseca da matéria. As peças são desenvolvidas a partir de processos manuais que valorizam a materialidade bruta e a simplicidade formal, promovendo uma estética silenciosa e atemporal. O seu trabalho reflete os princípios do Quiet Luxury, através de uma investigação contínua sobre a honestidade material, a durabilidade emocional e a linguagem sensorial dos objetos.
Designer de Interiores com carreira internacional iniciada em Madrid, fundou o Atelier Ana Rita Soares há 19 anos. Reconhecido pela criação de ambientes elegantes, funcionais e personalizados, o atelier desenvolve projetos residenciais, comerciais e hoteleiros, refletindo o estilo de vida de cada cliente. Distinguido nacional e internacionalmente, recebeu em 2025 o prémio Best Luxury Interior Design Studio in Portugal pelos Luxury Lifestyle Awards. Paralelamente, lecionou e dirigiu o curso de Design de Interiores da Escola de Moda de Lisboa, dinamizando ainda workshops, rubricas e artigos de referência.
Com mestrado em Gestão do Luxo pela Sorbonne (Paris) e licenciatura em Comunicação Empresarial, iniciou carreira na casa de alta-costura Guy Laroche e passou pelo grupo L’Oréal, Shiseido e Clarins em funções de direção de marketing e comunicação, em Portugal e Espanha. Fundadora da Affluencial, plataforma de consultoria e formação em luxo, desenvolveu programas executivos e experiências internacionais na área. Desde 2011, é diretora do Programa de Gestão do Luxo na Católica Lisbon Business & Economics. Autora, oradora e membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa das Marcas de Excelência, é hoje uma referência no universo do luxo.
Licenciada em Direito pela Universidade Católica e Mestre em Arts Administration pela New York University, iniciou o percurso nos Comités Preparatórios da ONU para o Tribunal Penal Internacional e no New Museum of Contemporary Art em Nova Iorque. Há 17 anos que representa em Portugal e Espanha a leiloeira internacional Phillips. Também leciona Art Markets and Practices of Collecting na Universidade Católica. Organizou conferências e seminários, bem como projetos ligados à cultura. Foi Presidente da ADIAC e do grupo de amigos da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, e Fundadora do núcleo português do National Museum for Women in the Arts em Washington. Integra o Conselho Consultivo da Associação Bagos D’Ouro.
É o Fundador e CEO da Boca do Lobo, uma marca de design exclusivo, reconhecida internacionalmente. A marca tem como missão promover e preservar as Artes e Ofícios genuínos de Portugal e do mundo, aliando tradições ancestrais a novas tecnologias para criar peças de design contemporâneo e singular. Após a fundação da Boca do Lobo, Amândio Pereira criou o Covet Group, um grupo criativo que integra 11 marcas de design de luxo, todas elas sustentadas na excelência das Artes e Ofícios e design moderno.
Formado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), atualmente desenvolve a sua investigação no âmbito da Prototipagem e das Tecnologias de Fabricação Digital enaquanto investigador colaborador do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA).
Desenvolve a sua atividade profissional como técnico no ProjectLabb – Laboratório de Prototipagem da FBAUL, onde auxilia o desenvolvimento e a materialização de projetos em design de equipamento. É também professor de Ferramentas Digitais no curso de Design de Mobiliário na Lisbon School of Design (LSD).
Tem colaborado com designers e artistas através da consultoria, coordenação ou produção de projetos, exposições e livros nas áreas do Design, Comunicação e Arte.
Trabalha como técnico superior no ProjectLabb – Laboratório de Design de Equipamento FBAUL/CIEBA desde 2014. Licenciado em Design de Equipamento (2014) e mestre em Design de Produto pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2018). Encontra-se a frequentar o doutoramento em Belas-Artes na especialidade de Design de Equipamento onde desenvolve investigação sobre a aplicação das tecnologias de XR (Realidade Virtual, Aumentada e Mista) como ferramentas de projeto para Design de Produto. É investigador colaborador no CIEBA e ITI, onde tem integrado diversos projetos de investigação dedicados à aplicação das tecnologias referidas em diversos contextos, passando pelo ensino, conservação de património e arte. Desde 2013 que colabora com diversos artistas na produção de obras de arte e exposições. Desde 2021 que tem participado em exposições coletivas com projetos artísticos em Realidade Virtual (QXT – 2021; Qxt pt2 – 2022; EXHODO – 2024).
Doutorada em Belas Artes (Design de Equipamento) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2007), Isabel Dâmaso é atualmente Diretora do Departamento de Design de Equipamento da mesma Faculdade, onde tirou o curso de Design de Equipamento e leciona desde 1998. Possui ainda um Mestrado em Design Industrial pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1998). Como designer recebeu vários prémios de design e participou em exposições em Portugal, Espanha e Alemanha. As suas principais áreas de investigação são os Estudos de Design, a Cultura do Design, o Design Circular e as Práticas Curatoriais em Design.
Formada em Comunicação Social e Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua trajetória com um blogue pessoal e trabalhou em empresas como a Microsoft Portugal, antes de se dedicar a tempo inteiro ao seu próprio negócio em 2021. Atualmente, lidera a agência Magnet Media, que cria estratégias e conteúdos para redes sociais, e oferece consultorias, cursos e e-books para ajudar empreendedores a comunicar e a crescer online.