Imprensa

(IM)PACTO da joalharia portuguesa: tradição, tendência e talento em exposição na Portojóia

A ourivesaria portuguesa e a Portojóia têm caminhado lado-a-lado nas últimas décadas, abraçando em conjunto o crescimento do setor, naquela que é uma das feiras de maior longevidade na Exponor.  E para marcar a 34.ª edição da Portojóia, que se realiza de 25 a 28 de setembro, o lema da exposição é (IM)PACTO.

O tema evoca a importância desta atividade no contexto da economia nacional e, também, o pacto entre as artes tradicionais de trabalhar as matérias e os contornos mais contemporâneos da joalharia nacional, que resulta em peças de fusão e reflete as duas vertentes da mesma arte.

Como maior evento de joalharia, ourivesaria e relojoaria, a Portojóia reúne marcas, designers e retalhistas durante quatro dias para refletir as mais atuais propostas e novidades da indústria do setor. “É neste evento que se conhecem as definições da joalharia e ourivesaria lusas, valorizando a produção nacional, promovendo a inovação e abrindo portas a novas parcerias de negócio”, considera Diogo Barbosa, CEO da Exponor.

A edição de 2025 vai dar um especial destaque às tendências emergentes na fileira, como o design sustentável e os novos materiais e tecnologias aplicadas na ourivesaria. E propõe-se igualmente a ser um certame facilitador de negócios para os stakeholders do setor, promovendo a inovação, o networking e aumentando a notoriedade internacional de profissionais e marcas, estando prevista a presença de visitantes de vários países.

“O reconhecimento da excelência da joalharia portuguesa é essencial para fortalecer a presença do setor junto dos mercados de alto rendimento”, sublinha Diogo Barbosa.

Existirá, também, um espaço de reflexão para debater os grandes temas com que se defronta este setor da atividade. O Portojóia Talks terá palestras e debates, onde os profissionais terão a oportunidade de aprender com especialistas, compartilhar experiências e explorar novas perspetivas que impulsionam a criatividade e o desenvolvimento.

Como vem sendo habitual de há oito anos a esta parte, decorrerá, ainda, uma nova edição do Prémio Best Of, para eleger o Aluno Revelação.

O concurso está aberto a estudantes e formandos de cursos de arte, design e ourivesaria. O vencedor terá a oportunidade de participar gratuitamente na edição de 2026 e ganhará ainda um prémio monetário de 500 euros. Paralelamente, receberá um curso na área da ourivesaria/joalharia, promovido pelo CINDOR – Centro de Formação. O regulamento pode ser consultado aqui.

Também Poderá Gostar