Edição 20 da Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria esgota por completo os seis pavilhões da EXPONOR com mais de 400 empresas, de 27 a 30 próximos, e vai refletir sobre as oportunidades para uma indústria de defesa moderna e inovadora em Portugal. Sérgio Sousa Pinto, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, é keynote speaker da conferência
Os desafios e as oportunidades que, para vários segmentos da economia portuguesa, ressaltam da atual (des)ordem política internacional não passam ao lado da cimeira maior da indústria portuguesa, a EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, cuja 20.ª edição recebe vários especialistas para debater o tema, na Future Summit.
A exposição multissetorial arranca no dia 27 (terça-feira), com 438 empresas – para responder aos estímulos da digitalização e da integração das tecnologias inteligentes da indústria 4.0, rumo a um futuro mais sustentável -, mas é ao segundo dia (quarta-feira) que reflete, em conferência, sobre tecnologia e inovação aplicada.
Organizada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a Future Summit tem como keynote speaker Sérgio Sousa Pinto, deputado e Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Abordará a “Nova ordem mundial: a exigência de uma defesa comum na Europa”, a partir das 15h00.
A iniciativa, no entanto, recebe contributos de outras entidades influentes do setor industrial e académico, no Auditório 1. A sessão de abertura (às 14h30) caberá ao Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, ao Presidente da AIMMAP, Vítor Neves, e da Presidente do Conselho de Administração do CEiiA, Isabel Furtado, e o painel final (às 15h45) debaterá as “Oportunidades para uma indústria de defesa moderna e inovadora em Portugal”, com Fernando Sousa, CEO da CEI/ZIPOR e vice-presidente do Conselho Geral da AEP, Rafael Campos Pereira, Vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e Vice-presidente Executivo da AIMMAP, e Isabel Furtado, do CEiiA. A sessão será moderada por José Manuel Mendonça, professor emérito da FEUP e ex-presidente do INESC TEC.
Nenhum evento industrial nacional consegue juntar tantos players e ser tão eclético como a EMAF, que celebra 20 edições e será uma vez mais ponto de paragem de empresas provenientes da Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Itália, Reino Unido ou Coreia do Sul, entre outros.
Do programa da EMAF constam ainda outros momentos de reflexão setorial. No dia inaugural, a partir das 9h15, decorrerá um Seminário de Manutenção Industrial e Gestão de Ativos, enquanto a Galp dinamizará três iniciativas técnicas, a partir das 11h00, num seminário sobre “Como potenciar a eficiência energética na indústria”, a “Revolução digital na manutenção preditiva” e a “Transformação digital da fiabilidade industrial”.
O CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, por sua vez, leva à tribuna “Os projetos Twin NavAux e Atlantic Offshore Wind Energy (AOWINDE)”, a partir das 14h00 do dia 27.
Além do “4.º Seminário Internacional: Segurança-Máquinas, Plataformas Elevatórias e Equipamentos de Trabalho” (dia 28, às 9h30) e do KIWA | SMT – Seminário de Máquinas e Equipamentos de Trabalho (dia 28, às 10h00), a EMAF será ainda palco da conferência “Transformação digital da indústria – upgrade da automação exponenciada pela inteligência artificial, organizada pela AIMMAP, a partir das 14h00 do dia 29. Nesta conferência, será também entregue o Prémio Tecnometal, que pretende distinguir os melhores artigos científicos do ano transato.
No mesmo dia, o Santander promove uma troca de ideias sobre “Como a inovação, a transição energética e o governance moldam o futuro dos negócios”, às 10h00. E no dia final (30), o Fórum Produtech colocará em destaque a “Agenda Mobilizadora PRODUTECH R3”, durante a manhã.
Como é já tradicional, a EMAF também será palco da 12.ª edição do Concurso de Inovação, uma coorganização da Exponor e da revista Robótica, que premeia trabalhos que reforçam as componentes de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação, tornando as empresas mais competitivas na área das tecnologias de produção.
Destinado aos expositores inscritos no evento, o concurso avalia fatores como a conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados.
Síntese:
EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria
Data: 27 a 30 de maio (de terça a sexta-feira)
Horário: 10h00 às 18h00
Bilhetes: até 26 de maio, bilhete gratuito; após 26 de maio, 5€ se comprado online e 10€ se adquirido nas bilheteiras da EXPONOR