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+Concreta foi rampa de lançamento de novas marcas e montra de inovação para a arquitetura

Repleta de exemplos da sustentabilidade que está a marcar o setor dos acabamentos construtivos e de interior, evento da EXPONOR dedicado à arquitetura atualizou os profissionais com novidades e tendências de dezenas de empresas. Exposição recebeu um total de 2.295 visitantes

Aos 100 anos de atividade, aquela que é conhecida no meio como “o alfaiate das torneiras” e, ao mesmo tempo, a mais antiga empresa portuguesa no segmento, a JGS, escolheu a +CONCRETA – Tendências para Arquitetura e Interiores para a primeira apresentação pública da sua nova marca, a Muro. Um “projeto ambicioso” que, com incorporação de fatores de inovação e um design distintivo a preços competitivos, “quer trazer valor” e “diferenciação” ao mercado, ilustrativos do saber-fazer português, que emprestou o nome de vários rios nacionais a cada linha de produtos da insígnia.

Ora, a 2.ª edição do evento que a EXPONOR – Feira Internacional do Porto dedica com periodicidade bienal aos arquitetos e designers de interiores, engenheiros, projetistas, técnicos e outros profissionais das áreas de acabamentos construtivos foi precisamente a foz de uma torrente de novidades que desaguaram na Alfândega do Porto, durante dois dias. Em “efluentes” como os revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho – áreas em que, na exposição, couberam desde empresas centenárias modernizadas, projetos representativos do empreendedorismo luso na chamada Indústria 4.0 e até spin-offs incomuns surgidos do cruzamento de diferentes indústrias ditas tradicionais.

É o caso da Carranca, nome adotado pela nova marca da OJLC Solutions (que atua no setor do calçado), que passou a utilizar desperdícios resultantes do processo produtivo (tecido, cortiça, polímeros, couro e restos de madeira), reciclados numa completa gama de painéis para revestimento interior, 100% sustentáveis, para isolamento residencial térmico e acústico, e com efeito decorativo.

O lançamento aconteceu na +Concreta, altura em que Orlando Costa, gerente mas apenas “one of the team” da empresa, aproveitou para dar expressão criativa a outro nicho de negócio: o das ferragens, mais concretamente puxadores de portas, incorporados de resíduos provenientes da produção de calçado. Outrora figura que afugentava o “mau-olhado”, dando carácter às casas, a carranca ganha assim outro significado: o de um produto que, com um olhar contemporâneo, atenua o impacto negativo de uma indústria (a construção) ainda responsável por 39% das emissões globais de CO₂.

Exemplo, mais um, que posiciona a feira da EXPONOR como uma montra de materiais construtivos inovadores, de tecnologias que promovem a eficiência energética e o baixo impacto ambiental, do design circular e dos caminhos da descarbonização.

A LikeWise Pro é outro dos paradigmas. A start-up nasceu do empreendedorismo de Miguel Barbosa – especialista em eletrónica industrial e computação, impressão 3D e desenvolvimento de produto – e veio à +Concreta mostrar como os resíduos de demolição de construções urbanas podem dar luz. Isto depois de reciclados e transformados em revestimentos e pavimentos inteligentes interativos, de várias tipologias (ladrilhos, azulejos, painéis e similares), com integração da tecnologia e funcionalidades da Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa), graças à incorporação de sensores de proximidade.

Já a Azulima criou oportunidade para destacar a parceria que, no projeto DegreenPlus, mantém com a Universidade de Évora, no sentido de minimizar o impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida do mosaico hidráulico. Um esforço ecológico que a Flowco evidenciou também durante os dois dias, centrando as atenções na sua insígnia Goma – uma linha de pavimentos e revestimentos sustentáveis produzidos a partir de borracha reciclada, proveniente de pneus e solas de sapatilhas.

Todos estes “avanços técnicos e tecnológicos fazem hoje parte da arquitetura que não vemos, mas que já nos rodeia. E a +Concreta mostrou tudo isto e muito mais”, sublinhou Diogo Barbosa, diretor-geral da EXPONOR, satisfeito com o total de 2.295 visitantes profissionais que passaram pelo evento.

Um ponto de encontro dos profissionais de arquitetura

“Foi uma edição bastante dinâmica. E, de uma forma geral, os nossos expositores mostraram-se satisfeitos com a qualificação das visitas que receberam e dos contactos efetuados. Sentimos que a feira atrai cada vez mais público especializado, o que vai ao encontro das expectativas das empresas participantes, em sintonia com os profissionais na busca de soluções construtivas cada vez mais sustentáveis”, sublinhou o mesmo responsável, agradado com a forma como o layout da +Concreta, com espaços bastante abertos e minimalistas, “favorece a passagem dos visitantes por todos os stands, permitindo maior interação”.

“Notámos, adicionalmente, que o evento está a ir ao encontro das expectativas organizativas de génese e a transformar-se no ponto de encontro dos arquitetos, onde os pares se revêm, partilham conhecimento e fazem networking”, acrescentou Diogo Barbosa.

Com efeito, o acontecimento foi palco de quase uma dezena de intervenções protagonizadas por arquitetos. Entre eles o gabinete francês GENS (que explora a economia do projeto com foco nas pessoas), o italiano Studio Wok (cuja abordagem vê o habitat como expressão da qualidade de vida) e o português Atelier da Costa (com uma prática profundamente enraizada no território e na cultura locais). Que colocaram no cavalete as marcas que têm deixado nas paisagens em que vêm intervindo.

De resto, a reflexão sobre a política territorial, a promoção imobiliária e o planeamento arquitetónico e urbanístico vigentes surgiu pela mão da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte, sob o lema de “Sustentabilidades”. Uma troca de perspetivas e experiências que apareceu centrada nas crescentes preocupações sobre a qualidade de vida das populações, e chamando a debate outras questões envolventes, como sejam sustentabilidade emocional, a sensibilidade no equilíbrio das opções de gestão de obra e projeto e o impacto humano na cidade indevidamente planeada, entre outras.

A +Concreta regressará em 2027. Até lá haverá lugar para mais uma edição da histórica Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Engenharia e Design, que decorrerá na EXPONOR de 18 a 21 de novembro de 2026.

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