Imprensa

Nova arquitetura francesa em grande na 2.ª edição da +Concreta

Premiados internacionalmente, os gabinetes BAST e GENS são as primeiras confirmações para o ciclo de conferências do evento premium dedicado às tendências de arquitetura e design de interiores, de 6 a 7 de novembro, na Alfândega do Porto

De Toulouse, Paris e Nancy diretamente para o Porto. Os traços mais atuais da nova arquitetura francesa vão estar em destaque durante a 2.ª edição da +CONCRETA – Tendências para Arquitetura e Interiores, que receberá de 6 a 7 de novembro duas conferências protagonizadas pelos gabinetes BAST – Bureau Architectures Sans Titre e GENS, já por diversas vezes premiados internacionalmente.

As iniciativas decorrerão no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, no contexto do evento premium dedicado às tendências da arquitetura e design de interiores. Certame que terá em exposição uma seleção criteriosa das mais recentes novidades em revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho, que as empresas portuguesas de excelência disponibilizam a arquitetos, designers, empresários, gestores, profissionais da construção, engenheiros, projetistas/técnicos, consultores/traders, instaladores e outros profissionais da fileira.

Depois da aposta na edição de estreia ter recaído no sueco Ateljé Ö e no congénere gaulês Ordinaire, a organização da +Concreta, que pertence à EXPONOR, traz à Cidade Invicta dois ateliês conhecidos por uma prática associada à nova escola brutalista na arquitetura, que têm conquistado alguns segmentos de mercado e a preferência de júris de diversos concursos internacionais.

Fundado em Toulouse há uma dúzia de anos, pelos arquitetos Laurent Didier, Mathieu Le Ny e Louis Léger, a abordagem coletiva e não formalista do BAST, frequentemente descrita como radical e etérea, foi já reconhecida pelo Prix Architecture Occitanie, pelo Albums des Jeunes Architectes et Paysagistes (AJAP) e Mies van der Rohe Award for Emerging Architecture.

O BAST habituou-se desde a génese a despir dos projetos (normalmente com restrições orçamentais) tudo o que não exibe utilidade estrutural e acaba por ser secundário – revestimentos, pinturas, etc. -, acabando por dar primazia à qualidade de construção em si, marcada por uma estética mais crua. Isto não obstante o gabinete trabalhar, na atualidade, em dimensões mais multifacetadas da arquitetura.

Já o gabinete fundado por Guillaume Eckly, Barbara Fischer e Mathias Roustang explora a economia do projeto sob múltiplas perspetivas, equilibrando conceito, estética e eficiência energética com o essencial e com o orçamento disponível. No centro de tudo estão sempre as pessoas — inspiração para o próprio nome do estúdio: GENS.

Para o escritório francês, de que faz parte também Sylvain Parent, a arquitetura não é apenas um contributo estético para o quotidiano. É a ferramenta que pode transformar a rotina quotidiana de um simples duche, de uma sesta ou de uma refeição numa experiência memorável. Para o GENS, a boa arquitetura valoriza a experiência de utilização dos espaços. Algo que aprenderam com o contexto provincial de Nancy e com os seus (primeiros) clientes suburbanos, em aprendizagens que moldaram a sua forma de trabalhar.

Entre várias nomeações para vários prémios reputados (Mies van der Rohe Award, Prix AMO e Prix d’Architectures, entre eles), o GENS foi vencedor do Archinovo, do Journées d’Architectures à Vivre e do AJAP. Firmemente orientado para a prática operacional da arquitetura e da construção, o GENS trabalha também outros domínios, como a arte, o ensino e a cenografia, na medida em que todos eles assentam na mesma matéria: a realidade.

Este pendor mais brutalista de encarar a arquitetura perpassará também por aquela que será uma das feiras profissionais mais ecologicamente sustentáveis do País. Isto porque os stands que, na Alfândega do Porto, servirão de montra aos expositores da +Concreta serão estruturalmente montados com segmentos de andaimes, reutilizados e reutilizáveis. Uma faceta igualmente minimalista da mostra que vai ao encontro da preocupação ambiental que lhe serve de tema.

A +Concreta apresenta um modelo de participação inovador e diferenciador: as empresas expositoras recebem um stand ‘chave-na-mão’, pensado para destacar os seus produtos, serviços e novidades, enquanto se libertam de preocupações logísticas. Com projetos uniformizados e uma montagem integralmente assegurada pela organização, os expositores podem focar-se no que realmente importa — criar impacto, gerar contactos e potenciar negócios.

 

Síntese:

+ CONCRETA – Tendências para Arquitetura e Interiores

Data: de 6 a 7 de novembro de 2025

Horário: das 11h00 às 20h00

Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Local: Alfândega do Porto

O que se expõe: revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho

Quem visita: arquitetos e designers, empresários, gestores e profissionais da construção, engenheiros, projetistas/técnicos, consultores/traders, instaladores e outros profissionais das áreas em exposição

Website: https://maisconcreta.exponor.pt

Também Poderá Gostar