Certame foca, de 21 e 23 de janeiro, dois produtos com forte vertente exportadora e um peso considerável na economia nacional. Além de maquinaria, equipamentos e técnicas de produção, feira aborda adaptação dos setores às alterações climáticas, o ajustamento da produção às tendências de mercado e as tecnologias de precisão
O calendário de feiras da EXPONOR em 2026 inicia-se privilegiando dois produtos essenciais para a economia nacional e em que Portugal demonstra conhecimento e capacidade de fazer bem. À Enotécnica junta-se este ano a Olitécnica, num evento técnico único no País e que aborda todas as etapas do vinho e do azeite até ao produto final.
Do cultivo à produção, do embalamento ao packaging, tudo sobre a modernização dos processos produtivos à volta destas duas fileiras estará em exposição entre os dias 21 e 23 de janeiro.
Entre aquilo que será possível encontrar no recinto da EXPONOR – Feira Internacional do Porto contam-se máquinas e alfaias agrícolas, sistemas de rega, materiais para plantação e manutenção da vinha e do olival, produtos enológicos, fertilizantes, cubas e barricas, materiais para engarrafamento, armazenamento e transporte.
“As feiras na Exponor são um impulsionador dos setores com mais capacidade de se imporem nos diversos mercados. Toda a cadeia de valor técnica ligada ao vinho e ao azeite estará representada neste evento, o que permite ajustar todo o processo de produção com potenciais ganhos de eficiência”, considera Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor.
A oferta expositiva polivalente e uma série de atividades técnicas complementares, que permitirão fazer um retrato atual dos setores e projetar o futuro com mais preparação, compõem o programa de uma feira que se apresenta como uma excelente oportunidade para a fixação de negócios.
Fóruns, seminários e reuniões business-to-business estão entre o programa técnico da Enotécnica & Olitécnica, que abordará temas como a adaptação às alterações climáticas, o ajustamento da produção às tendências de mercado, ou as tecnologias de precisão.
A feira reúne um vasto leque de profissionais do setor vitivinícola e oleícola — produtores, enólogos, viticultores, engenheiros agrónomos, cooperativas e distribuidores — criando um ambiente propício ao networking qualificado. A presença de decisores e especialistas torna o evento uma plataforma estratégica para o estabelecimento de parcerias e a concretização de negócios.
Síntese:
Data: de 21 a 23 de janeiro
Horário: das 10h00 às 18h00
Bilheteira: até dia 20 de janeiro a entrada é gratuita, depois dessa data o bilhete tem um custo de 7,00€ se adquirido online e de 15,00€ se adquirido nas bilheteiras da feira