Qualifica ‘20: um mundo de oportunidades para descobrir na Exponor de 11 a 14 de março

Novos cursos, saídas profissionais, experiências internacionais. O mercado está a mudar e as ofertas de formação são cada vez mais diversificadas e ajustadas às novas tendências. A Qualifica abre portas ao futuro, esperando a visita de mais de 40.000 jovens de todo o país.

A maior montra de formação, ensino e empregabilidade do país está de volta à Exponor e assume-se mais global do que nunca. A Qualifica apresenta, entre os dias 11 e 14 de março, as tendências académicas e profissionais do futuro e as mais variadas experiências de mobilidade internacional.

A crescente preocupação com a aquisição de conhecimento e qualificações, aliada a uma oferta cada vez maior de cursos de ensino, torna as escolhas profissionais e académicas dos mais jovens num desafio. Com isto em mente, a 13ª edição da Qualifica procura simplificar esta tomada de decisão e dar a conhecer, no mesmo espaço, um conjunto de oportunidades educativas e formativas adaptadas às necessidades – presentes e futuras – do mercado laboral.

Com cursos que vão desde Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais ao Design e Marketing de Moda, passando pela Análise e Engenharia de Big Data, considerada a grande profissão do futuro, ou pelo Curso Especializado de Liderança e Gestão de Felicidade, a Qualifica apresenta as novidades do mundo do ensino e antecipa as prioridades de recrutamento das empresas para a próxima década.

Ainda entre as novidades, a internacionalização recebe um especial destaque através do espaço ExpoGlobal, que reúne um conjunto de ONGs dedicadas a programas de mobilidade internacional e que estarão presentes na Qualifica para sensibilizar os mais jovens para a relevância do intercâmbio de conhecimentos e das relações interculturais e para apresentar os seus diversos projetos de âmbito cultural e social.

Segundo Amélia Estevão, Diretora de Produto da Qualifica, “a imersão noutra cultura, o crescimento pessoal e a aquisição de competências estão presentes na mente dos mais jovens desde muito cedo. Como tal, na Qualifica, queremos dar a conhecer oportunidades de mobilidade, pois sabemos que estas geram resultados positivos em termos de empregabilidade, para além de fomentarem a integração social e cidadania ativa.

Além da mobilidade, a sustentabilidade será outro dos temas em foco. Com o mote “Economia Circular – Porque Tudo Acaba Onde Começa”, o certame assume-se como o barómetro das tendências profissionais e alia as oportunidades de carreira a um sistema de produção e consumo mais sustentável. Para a partilha de boas práticas, estão convidadas várias empresas, como a Slow Closet, a primeira plataforma portuguesa online de roupa em segunda mão, ou a Academia Electrão, uma iniciativa que visa premiar projetos inovadores e sustentáveis na área de gestão de equipamentos elétricos, pilhas e embalagens usadas.

Nas restantes zonas de exposição, encontram-se ainda várias empresas em processo de recrutamento, escolas de línguas, start-ups, e instituições públicas e privadas de educação e formação. Na feira, estará também em exposição o Champimóvel, onde será possível fazer uma viagem tridimensional pelo corpo humano.

A Qualifica, dedicada a alunos, pais, profissionais dos setores da educação e educadores sociais, promove ainda um leque variado de atividades como atuações de dança urbana e de ginástica artística.

Na última edição, estiveram presentes cerca de 40 mil jovens de todo o país, que tiveram a oportunidade de conhecer as soluções de ensino e emprego apresentadas pelos 120 expositores que se encontravam no local.

Spread the love

Acompanhe as novidades!