Startups portuguesas em destaque na 360 Tech Industry

Num momento em que a indústria se faz aliar de uma cultura de inovação, a 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos premiou 10 startups portuguesas da área tecnológica com um espaço de exposição no evento. 

De 16 a 18 de maio, na Exponor, a primeira edição da 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos coloca em destaque os projetos inovadores de startups portuguesas.

Sob o mote “Embrace the Change”, o evento promovido pela Exponor Exhibitions antecipa a indústria do futuro, mostrando as soluções que, aliando tecnologia e inovação, permitirão otimizar processos e rentabilizar recursos. Neste novo paradigma, as startups tecnológicas desempenham o papel de instigadores e aceleradores da mudança e terão por isso um palco especial na 360 Tech Industry.

No espaço Hubtech estarão em exposição 10 startups portuguesas, eleitas através de um concurso promovido pela organização. Entre estas estão a Smart Separations, responsável pela criação de uma tecnologia de microfiltração através de filtros de cerâmica, a Unmanned Tools – UT, que cria robots para aplicações florestais e agrícolas, a Scubic, com soluções de energia baseadas em dados para melhorar a gestão na relação água-energia, a Mitmynid, empresa que oferece softwares a entidades da logística e dos transportes.

Juntam-se também a Emitu, startup que desenvolve soluções industriais baseadas em localização, sensorização e gestão de fluxos de trabalho, a B2cloud, especialista em gestão de tecnologia de informação e desenvolvimento de aplicações direcionadas para a automação industrial, robótica e gestão de marketing, a Luggit, uma plataforma destinada a organizar o transporte de bagagens, a Smarkio, uma solução de marketing que se baseia na cloud para a criação de uma plataforma de automação de marketing com chatbots, a Wetrack, empresa que desenvolve, comercializa e implementa uma solução MES (Manufacturing Execution System) e a XPIM 3D Printing que, tal como o nome indica, atua no setor da impressão 3D.

Sobre a importância das startups para a evolução da indústria 4.0, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, um dos parceiros oficiais do evento, sublinha que “a criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica e de conhecimento intensivo está intimamente ligada à capacidade de valorização económica do conhecimento científico e tecnológico existente na sociedade, assumindo uma relevância significativa na inovação e na renovação do tecido empresarial”.

A 360 Tech Industry pretende assim, segundo Carla Maia, diretora de marketing da Exponor Exhibitions, criar uma plataforma de contacto entre uma indústria sedenta de inovação e as soluções propostas pelas startups, fomentando parcerias e sinergias.”

O certame irá dividir-se em três grandes áreas: Fábricas Conectadas, espaço que privilegia a transformação digital das empresas através da aplicação das novas tecnologias aos processos de produção, permitindo uma ligação da produção à logística e garantindo assim mais qualidade e eficiência na redução de custos; Compósitos, área dedicada aos novos materiais que podem ser utilizados na fabricação, tendo em conta o impacto ambiental de cada empresa; Robótica, espaço que promove a aplicabilidade de soluções robóticas nas empresas, reduzindo não só o tempo, como também o custo de produção.

As atenções viram-se também para o “Let’s Talk 4.0”, um ciclo de conferências dedicado às várias áreas que interagem com a indústria 4.0.

Mais informações sobre a 360 Tech Industry disponíveis em: www.360techindustry.exponor.pt/pt/

Spread the love

Sempre Conectado

Criamos pontes de contacto, incentivamos sinergias, aproximamos pessoas.
Exponor Exhibitions. Bringing People Together.