Expozoo ‘20 alinha os chakras do mundo animal

É já no próximo fim-de-semana que mais de mil espécies diferentes invadem a Exponor, em Matosinhos. Nesta 14ª edição, que tem como mote as práticas alternativas para o bem-estar animal e a adoção responsável, uma das grandes novidades será o AquaDemo, o maior aquário móvel da Europa.

De 11 a 12 de janeiro, a Expozoo – Exposição do Mundo Animal volta a ser o ponto de encontro das mais variadas espécies, raças e origens. Desde terapias alternativas que promovem o bem-estar ao AquaDemo com centenas de animais marinhos em exposição, esta 14ª edição é dedicada às famílias e aos visitantes de quatro patas que têm, mais uma vez, a oportunidade de participar no certame durante a parte da manhã.

As terapias alternativas para animais, uma prática que tem tido um aumento crescente de procura, estarão também em destaque nesta edição da Expozoo. Durante a parte da manhã, de ambos os dias da feira, os cães poderão usufruir de uma sessão gratuita de Reiki Animal, uma das terapias holísticas que incide sobre os chakras, utilizada para o tratamento de problemas de pele, alívio de dores, depressão ou ansiedade. Já durante a tarde, serão preparados manipulados de essências florais personalizados para animais, que ajudam a reequilibrar comportamentos que se apresentem excessivos, como a depressão ou dificuldade de adaptação a novas famílias.

Segundo Amélia Estêvão, diretora de produto da Expozoo, “as terapias alternativas para animais são já uma prática bastante difundida em Portugal e às quais se recorrem em casos de comportamento desequilibrado, doença, fase terminal e abandono. No espaço da Shanti Pet, uma loja de bem-estar animal, serão feitas demonstrações de algumas destas práticas holísticas e prestados todos os esclarecimentos sobre esta área. A aposta nestas práticas reflete a vontade da Exponor Exhibitions em dar a conhecer realidades alternativas nos diversos setores ao longo de 2020.”

No AquaDemo, aquele que é o maior aquário móvel da Europa, estarão expostos mais de 100 exemplares de três espécies diferentes de peixes: Carpas Koi, Carpas Koi Butterfly e Peixes Vermelhos. Com capacidade para 23 mil litros, este aquário apresenta todas as condições que um habitat natural oferece.

Neste verdadeiro ZOO, a sensibilização para a adoção responsável ganha um novo espaço através da iniciativa “Queres ser o dono do Bobby?”, onde os mais pequenos poderão estar em contacto com a rotina do animal, cuidando da sua alimentação, higiene e partilha de afetos.

O trabalho de equipa entre o animal e o ser humano é também valorizado através de demonstrações de animais que colocarão em prática a sua profissão, como será exemplo um cão-polícia, cão-bombeiro, cão-paraquedista e ainda cavalos terapeutas.

Em paralelo, decorrerá o Vet Basecamp 2020, um espaço de debate e de atividades que incluem a participação dos visitantes caninos. Nesta área, há desde dentista para cães, a workshops de fotografia e sessões sobre como valorizar o Instagram do animal de estimação, passando ainda por uma aula de surf com o amigo patudo.

A Expozoo acolhe ainda a maior competição internacional de Grooming realizada em Portugal, onde participarão concorrentes de sete países diferentes. Em simultâneo, decorrerá ainda a Exposição Internacional de Gatos e a 90ª e a 91ª Exposição Canina Internacional do Norte.

A Exponor receberá mais de 600 animais exóticos, entre répteis, aves, suricatas, tartarugas, peixes e mais de 400 animais, desde os da quinta aos de estimação.

Tal como na edição anterior, o evento permite a entrada de cães no período da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, sendo que será necessário apresentar, à entrada do recinto, o boletim de vacinas e identificação eletrónica, bem como comprovativo de vacinação antirrábica válida à data do certame e seguro de responsabilidade civil. É ainda obrigatório o uso de trela e a utilização de kit de higiene.

Os bilhetes têm o custo de 5€ para adultos e de 1 € para crianças dos 4 aos 12 anos. Até aos 3 anos, a entrada é gratuita. Podem ser adquiridos online em www.blueticket.pt/Event/4713, em toda a rede de lojas físicas Blueticket e na Exponor, durante o período de realização da feira.

Mais sobre a Expozoo em: https://expozoo.exponor.pt/.

Spread the love

Sempre Conectado

Criamos pontes de contacto, incentivamos sinergias, aproximamos pessoas.
Exponor Exhibitions. Bringing People Together.