Concreta ’19: exposição internacional alinha os astros na Exponor

A bienal Concreta está de regresso à Exponor. À vasta e dinâmica agenda de conferências e apresentações junta-se agora o Enorme Studio, gabinete madrileno que traz até Portugal a exposição “Astral Bodies”.

Aterraram em Milão, na Fuori Salone, e rumaram até Valência, em plena semana do design. Agora, a Concreta é a pista de exibição destes corpos astrais que compõem a exposição Astral Bodies, do Enorme Studio by FINSA – WOW. Para visitar de 21 a 24 de novembro, na Exponor.

Com a ambiciosa missão de afirmar o Porto como o coração criativo do país, a Exponor volta a receber a Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design. Às mais de 25 praças que intersetam espaços de criação e inovação, junta-se esta exibição de corpos celestes – peças de painéis de MDF com as mais exuberantes cores, texturas e acabamentos – que convocam à exploração do território desconhecido dos corpos astrais.

Criada pelo célebre Enorme Studio, gabinete madrileno reconhecido pela sua abordagem radical à arquitetura, à cidade e às pessoas, esta exposição surge do encanto e admiração pelas centenas de meteoritos que, todos os anos, entram na superfície terrestre. A nível de processo artístico, estes 9 corpos são inspirados e relacionados com diferentes lugares e paisagens da Galiza. O Auria, por exemplo, remete a um meteorito que caiu na cidade de Ourense, daí sua composição em tons de amarelo e preto, que lembra as antigas escavações romanas da cidade. Já o Trevinca, o meteorito mais alto da exposição, foi batizado com o nome da maior montanha da Galiza.

Os holofotes estarão também apontados para o aclamado arquiteto Francis Kéré, vencedor do “Prémio Aga Khan de Arquitetura” em 2004, que será o cabeça de cartaz de um alinhamento de conferências, com reputados especialistas das áreas da arquitetura, engenharia e construção.

Haverá ainda workshops ao vivo de “Construção em Terra”, promovidos pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, com recurso a materiais naturais, renováveis e reutilizáveis, com vista à construção mais sustentável.

Destaque também para a 2ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN, que irá distinguir os novos talentos da arquitetura nacional.

Organizado pela Exponor Exhibitions, em parceria com a Ordem dos Arquitetos – Seção Regional Norte e Ordem dos Engenheiros – Região Norte, o evento quer posicionar-se como um fórum de ideias e tendências, que integra novas disciplinas criativas, como o design, sustentabilidade e inovação.


Sobre o WOW _ Work On Wood by FINSA:

O Work On Wood by FINSA é um espaço multifacetado, com 2000m2 no Porto, para criativos, arquitetos, designers, engenheiros, industriais e estudantes se conectarem em torno de um interesse comum: o imaginário da madeira.

A natureza reinventa-se constantemente através de inovadoras soluções industriais, algumas delas presentes na Galeria de Materiais do WOW. Nesta zona, os materiais transmitem emoções, refletem estados de espírito e provocam sensações através de texturas, padrões e brilhos.

Os profissionais da área da arquitetura, construção e do design, bem como estudantes, que, em alguma etapa do seu processo criativo, necessitem de utilizar estes materiais, veem o WOW como um ponto de paragem quase obrigatório, uma vez que sabem que ali encontrarão as soluções ideais para os seus projetos, trabalhos ou negócios. Os profissionais da área da arquitetura, construção e design, bem como estudantes, obterão no WOW inspiração, aconselhamento técnico e a solução ideal para a materialização dos seus projetos, trabalhos ou negócios.
Na Área Didática, os conteúdos interativos foram concebidos de forma a que todos possam aprofundar os seus conhecimentos neste setor, quer no que respeita ao processo produtivo, como no que se refere às soluções técnicas em que se aplicam os nossos produtos. Para profissionais, a área didática é uma excelente forma de inspiração, conhecimento e de encontrar soluções à medida para as especificidades dos seus projetos.

Na Área de Coworking, o espírito de comunidade, colaboração, acessibilidade e abertura são uma constante. Com esta abordagem, pretendemos que todos os que aqui se relacionam, desde freelancers, start-ups e/ou grandes empresas, estejam aptos a criar elos entre si, gerando pontes entre a indústria e a criatividade. A FINSA promove e incentiva parcerias com entidades (públicas e privadas), que visam ser uma mais-valia para toda a comunidade WOW

Spread the love

Sempre Conectado

Criamos pontes de contacto, incentivamos sinergias, aproximamos pessoas.
Exponor Exhibitions. Bringing People Together.