Participar em feiras

Objetivos de participação em feiras

► Atrair novos mercados/clientes para a empresa
► Promover o contacto pessoal com os clientes
► Medir o sucesso de apresentação de um produto
► Aumentar a notoriedade da empresa
► Conhecer as tendências do setor
► Analisar a concorrência
► Marcar presença junto dos clientes e potenciais clientes
 
PRÉ-FEIRA
A preparação de uma feira deve começar com alguns meses de antecedência da concretização da mesma.

Após a definição dos objetivos, do orçamento e do responsável pela participação, várias ações têm que ser preparadas para se atingir o inicialmente delineado.

Definição do espaço/área

• Escolha do espaço
• Área do stand
• Localização nos pavilhões (em parceria com a organização)

Escolha de tipo de stand

• Stand tipo da organização
• Stand próprio
• Empresa de arquitectura e construção de stands
• Preocupação com a imagem a transmitir

Outros serviços

• Mobiliário
• Limpeza e segurança dos stands
• Rececionismo
• Serviços técnicos (ex. eletricista)
• Alojamento

Convites a clientes

• Clientes atuais – realização de telemarketing para agendar reuniões durante a feira. Enviar brochura com as novidades e o convite para a feira.
• Clientes potenciais – mailing com informação da presença na feira, podendo constar a localização, convite para a feira e brochura com alguns dos produtos que vão estar em exposição.

Escolha de produtos a expor

• Definição dos produtos estratégicos
• Apresentação de novos lançamentos

Documentação

• Tabelas de preços – eventualmente em várias moedas
• Brochuras institucionais da empresa
• Catálogo de produtos/tabelas com especificações técnicas dos produtos

Relações Públicas

• Anunciar presença e lançamento de produtos novos
• Convites para jornalistas
• Preparar um press release para distribuir aos jornalistas ou entregar na sala de imprensa da feira
 
FEIRA
O stand

• Tipo de exposição dos produtos
• Aspeto físico cuidado / limpeza do espaço
• Criação de várias áreas
• No momento da conceção do stand deve-se analisar a criação de vários espaços: área de exposição do produto, área de reunião, área de armazenamento e área de refeições

Reuniões

A equipa de atendimento/venda deve ter pleno conhecimento do produto, facilidade de relacionamento interpessoal e conhecimento de línguas. Devem estar preparados para apresentar os preços, políticas de descontos e condições de pagamento.

Todos os contactos devem ser registados, com anotações dos indícios que caraterizam/descortinam as preferências do cliente.

Lançamento de produtos

O expositor deve convidar os seus clientes, potenciais clientes e imprensa para conhecerem os novos produtos, destacando os atributos diferenciadores do produto.
Plano de ações: definir que tipo de apresentação (por exemplo com catering), enviar convites, confirmar as presenças, fazer a receção dos convidados, etc.

Que tipo de publicidade

A organização disponibiliza vários meios aos expositores para captarem a atenção dos visitantes aquando da sua presença na feira, por exemplo, guia de visitante, distribuição de desdobráveis, mupis, etc

Analisar a concorrência

• Visita aos stands de outras empresas/países
• Análise do tipo de produtos/ tipo de exposição/tipo de visitantes
 
PÓS-FEIRA
Terminada a feira, o trabalho de follow-up dos contactos gerados no decurso da mesma assume extrema importância para consolidar os negócios desenvolvidos.

Clientes atuais

• Enviar um resumo da reunião mantida durante a feira
• Envio da informação/amostras solicitadas

Clientes potenciais

• Enviar uma carta de agradecimento a todas as pessoas com quem se contactou
• Enviar propostas de preços/amostras

Imprensa

Enviar carta de agradecimento, documentação e fotos dos produtos

Avaliação dos resultados da feira

Identificar os custos de presença (custos de stand, espaço, deslocações, estadas, refeições, imagem/comunicação) e avaliar o retorno do investimento, através dos negócios fechados, negócios em curso, número de visitantes no stand e na feira.
 
BONS NEGÓCIOS!