Garanta a recepção das newsletters Exponor adicionando o endereço de e-mail newsletters@exponor.pt à sua agenda de contactos.
Não consegue ler correctamente esta newsletter? Clique aqui.
Imprimir
 
 
     
  EXPONOR - Feira Internacional do Porto  
  newsletter n.º 63  
  Setembro 2008  
 
 
 
 

PORTOJÓIA «antecipa» crescimento dos diamantes sintéticos no mercado

A necessidade aguça o engenho, diz o provérbio, como que a recordar que não há tempo de crise que não revele uma (ou mais) luz(es) ao fundo do túnel. E, no mundo brilhante das pedras preciosas e dos metais nobres, uma das soluções pode estar nos diamantes sintéticos. Um nicho que especialistas do sector vêem como uma «oportunidade de ouro» em tempo de desaceleramento económico.

«Ultrapassadas que vão progressivamente sendo as barreiras económicas nos seus custos de produção, nunca os diamantes de laboratório estiveram tão perto do mercado de joalharia, sendo expectável que, a breve trecho, cheguem aos mercados europeus, em geral, e português, em particular», sublinha Rui Galopim de Carvalho, alto representante em Portugal da International Colored Gemstone Association (ICA), que, por ocasião da PORTOJÓIA - 19.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, na EXPONOR de 24 a 28 próximos, dinamiza uma iniciativa que abordará e aprofundará a temática.

ler mais
 




Site da CONCRETA

Informações e inscrições no Congresso CONCRETA

 
CONCRETA 2009 organiza congresso já em Outubro

Não obstante decorrer de 20 a 24 de Outubro de 2009, fruto do seu carácter bienal, a CONCRETA - 24.ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas tem já em marcha a sua máquina organizativa e, há distância de pouco mais de um ano, dinamiza daqui a um mês, na EXPONOR, um congresso destinado a debater algumas das temáticas mais actuais do sector, com empresários, especialistas e profissionais do mercado.

A iniciativa está programada para 9 de Outubro próximo, às 9 horas, no Grande Auditório do Centro de Congressos da Feira Internacional do Porto, e abordará o consumo de energia em edifícios, a reabilitação do património urbano e a industrialização dos componentes da construção.

José António Barros (presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal), Reis Campos, presidente da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), José Pedro Botas (presidente da APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção), Valente de Oliveira (administrador da AEP), Eduardo Maldonado (da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Joaquim Branco (presidente da Comissão Executiva da SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana), Vasco Freitas (da FEUP), Vítor Abrantes (da FEUP) e Cristina Bóia (da empresa Extrusal) são os tribunos previstos.

 
 
EMAF 2008 terá Espanha como país convidado

O desafio da EXPONOR foi lançado sob a forma de convite. E a aceitação não tardou. Sob a dinamização da sua Embaixada em Portugal, Espanha assumirá um destaque particular durante a próxima edição (a 12.ª) da EMAF - Exposição Internacional Máquinas-ferramenta e Acessórios, no calendário da Feira Internacional do Porto de 12 a 15 de Novembro próximo.

A cimeira maior da indústria portuguesa, que acontece a cada dois anos e assume-se cada vez mais como uma plataforma impulsionadora da internacionalização das empresas portuguesas, emprestará assim uma boa parte do seu palco ao tecido empresarial do país vizinho, em sectores como o das máquinas-ferramenta e acessórios, metalurgia e metalomecânica, produtos, serviços e manutenção para a indústria.

ler mais

 
 
CERANOR dita tendências na decoração

A edição 2008 da CERANOR, que terminou domingo, dia 7, voltou a movimentar o mercado da decoração. Marcaram presença 800 expositores, lotando o espaço expositivo da EXPONOR, que receberam 25 389 profissionais. Espanha lidera, mais uma vez, o ranking de visitas estrangeiras, com 307 profissionais. A par da vertente comercial, a CERANOR 2008 cumpriu mais uma das suas funções, que é dar a conhecer as tendências na decoração para os anos que se avizinham.

«Pólo dinamizador de negócios, a CERANOR é também o local de excelência de antecipação de tendências, quer através das propostas dos seus expositores quer das empresas que ditam a moda de interiores e elegem a feira como plataforma de divulgação», sublinha Francisco Marcos, director da feiras de decoração da EXPONOR.

No próximo ano, a INTERDECORAÇÃO, feira do sector da decoração do primeiro semestre, tem lugar entre 29 de Janeiro e 1 de Fevereiro, sendo que no segundo semestre a CERANOR a realiza-se de 2 a 6 de Setembro.

     
 
LOGÍSTICA GLOBAL com epicentro na EXPONOR



A EXPONOR e a Associação Portuguesa de Logística (APLOG) firmaram um acordo de colaboração tendo em vista a organização de um evento empresarial que funcione como pólo aglutinador da massa crítica mais representativa do sector. A LOGÍSTICA GLOBAL - Feira de Logística, Serviços e Transportes tem já uma data fixa no calendário: acontece de 4 a 7 de Novembro de 2009.

«A actualidade e a evolução desta área de actividade mostra ser imperativo a criação de um local que sirva como ponto de encontro entre os que apresentam as mais modernas soluções, em termos de serviços de logística e transportes, e os que as procuram para fazer face a um mercado cada vez mais exigente e competitivo», explica o director do certame, António Proença. «É um sector determinante (quer na perspectiva do consumidor quer no ponto de vista da produção) para a percepção da qualidade e eficiência dos produtos que a ele recorrem, sendo um factor influenciador na determinação dos preços finais», complementa o responsável da EXPONOR.

ler mais

Registe a sua marca. Proteja o seu negócio.

A protecção da propriedade intelectual industrial é determinante para o sucesso das empresas, principalmente numa altura em que os fenómenos de falsificação e pirataria estão em curva ascendente.

Para ajudar a contrariar a utilização indevida de marcas ou de modelos, a EXPONOR quer sensibilizar os expositores e visitantes para a importância do registo das suas marcas e da protecção das suas criações, bem como apoiá-los caso sejam vítimas deste tipo de infracção.

Nesse sentido, a EXPONOR preparou o documento informativo Protecção das Marcas, para Defesa das Empresas, de que poderá fazer download aqui.

 
 
 
Próximas Feiras
SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO
24 a 28 Portojóia
26 a 28 Autoclássico
03 a 05 Expoaventura
08 a 11
Fimap | Ferrália
10 a 12 Franchise Show
12 a 15 Emaf
20 a 23 Concepta
20 a 23 Tempus
28 a 1 Dez Vida Natura
 
 
 
 
Esta mensagem foi-lhe enviada respeitando a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters sobre esta feira/evento, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para deixar de receber toda e qualquer informação da EXPONOR por via electrónica clique aqui. | Não responda directamente a esta mensagem. Para questões relacionadas com o envio de newsletters da EXPONOR contacte por favor o eNewsmaster | Importante: Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.