ExpoGaming, youtubers, desporto e jogos de tabuleiro animam Qualifica 2017 03.03.2017
Na Exponor de 16 a 19 de março
A Qualifica, a maior Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego do País, que se realiza de 16 a 19 de março, na Exponor, vai contar com uma forte vertente lúdica e desportiva, proporcionando momentos de convívio e competição entre os mais jovens.

O grande enfoque da edição de 2017 é o uso adequado das novas tecnologias, designadamente no que concerne à orientação da comunidade estudantil para as oportunidades de emprego e formação existentes no mercado.

Uma das atividades que concentrará as atenções dos jovens é a ExpoGaming, um evento ligado à comunidade do eSports e que engloba os desportos eletrónicos de videojogos, com uma vertente competitiva entre vários jogadores ou equipas.

Sejam jogos de estratégia, como o StarCraft ou o WarCraft, jogos de tiros na primeira pessoa, como o Counter-Striker ou Call of Duty, ou simuladores de futebol, este evento promete concentrar os interesses de uma vasta audiência.

Durante a Qualifica 2017, vai realizar-se um Torneio de CS:GO, com qualificadores abertos a equipas portuguesas, que competem por uma fase final com quatro equipas nacionais e quatro estrangeiras. Um Torneio de League of Legends, torneios de 1vs1 em consolas ou um concurso de Cosplay, são outras das propostas da ExpoGaming.

Momento alto será ainda a presença do youtuber SirKazzio, um dos nomes mais em voga nos canais digitais e que estará na Exponor para o contacto direto com os muitos fãs que regularmente seguem as suas atividades online.

O desporto, entendido como fundamental no processo de educação e formação dos mais jovens, também assume papel central nesta Qualifica. Desde logo com o basquetebol, através da realização de um Torneio Ibérico do escalão sub-18 masculino e feminino, concursos de lançamentos para todos os visitantes, Torneio de 3vs3, concentração de minibasquete e aconselhamentos médico-nutricionais.

No que diz respeito ao voleibol, estão previstos torneios de 2vs2 de street volley, concentração de minis (sábado e domingo de manhã), concurso de skills entre outros passatempos.

Fundamental para estudantes, e não só, é também o exercício mental. Por isso, os jogos de tabuleiro vão marcar presença na Qualifica, com mais de 50 jogos disponíveis, uma área que tem organização do Grupo de Boardgamers do Porto, que existe há dez anos e que realiza encontros semanais e mensais gratuitos na cidade para divulgação desta actividade.

A certame vai uma vez mais reunir num só espaço as propostas educativas mais inovadoras, procurando traçar caminhos para a (re)orientação profissional, ao mesmo tempo que congrega ofertas de emprego nos mais diversos setores da economia.

«Find your balance» é o mote da edição deste ano, onde o ponto de equilíbrio entre os benefícios do meio digital e os comportamentos excessivamente viciantes vai estar em destaque, com conselhos de especialistas para um uso equilibrado e adequado das tecnologias.

A Qualifica cumpre assim a sua missão de ajudar os jovens a traçarem um rumo para a sua vida futura, mantendo-os conectados à rede, mas também focados no mundo real e, muito particularmente, nas oportunidades de qualificação que também necessitam de outro tipo de competências que estão para lá do uso constante das funcionalidades digitais.
Fonte: MS Impacto
<< voltar